Competências

  • Esta disciplina tem como finalidade integrar o aluno em três dimensões, que, embora diferentes, estão relacionadas entre si, a saber:
  • contexto profissional - a empresa, pública ou privada, onde predominam as relações laborais, as relações hierárquicas, uma cultura e um clima específico, entre outras coisas; 
  • o contexto local - dado que a empresa está localizada numa dada área geográfica, é necessário aprender e conhecer os contextos locais, tais como, o seu património histórico, natural e cultural, os seus recursos humanos, a sua população, a sua atividade produtiva; 
  • o contexto global, sobretudo, o contexto europeu - dado que, no atual mundo globalizado, a empresa (até a empresa local e familiar) não é uma ilha isolada, é necessário compreender o desafio global que temos pela frente e reconhecer os possíveis diferentes modelos de desenvolvimento. 

A designação da disciplina remete-nos para a ideia de uma "transversalidade e encontro de conhecimentos diferentes áreas disciplinares disponíveis para serem aplicados numa melhor compreensão do mundo contemporâneo (...)". Desta forma, é necessária uma aquisição de saberes oriundos de diferentes ciências, tais como, as ciências sociais, a reflexão filosófica, e é igualmente necessário o desenvolvimento de competências para a integração na vida social e no mercado de trabalho, em constante transformação e globalizado.

  • Para alcançar estas finalidades, as unidades temáticas estão subordinadas a três áreas, respectivamente, a Pessoa, a Sociedade e o Mundo. No domínio das competências, métodos e instrumentos, procura-se que os alunos desenvolvam a curiosidade, a iniciativa, a criatividade no encontro de soluções partilhadas, a responsabilidade na realização de projetos, o sentido de cooperação de processos e de produtos. Para tal, de forma permanente e integrada, utiliza-se "as novas tecnologias de informação e de comunicação que permitem ampliar incomensuravelmente a possibilidade de saber e de agir, abrindo novas dimensões à vida pessoal e social" (programa oficial). Mais importante do que os conteúdos programáticos é a pesquisa desses mesmos conteúdos. Assim, com o apoio das novas tecnologias da informação, o método de trabalho predominantemente utilizado é o aprender/ensinando. Procuraremos criar condições de aprendizagem em que as competências cognitivas serão estimuladas simultaneamente com as sócio-afectivas, atribuindo-se igual importância aos saberes e aos processos que veiculam.

Dado que a realização das aprendizagens se faz por módulos, haverá momentos de avaliação no final de cada módulo e de cada tema - problema. O aluno será avaliado a cada momento em que se desenrola o trabalho de investigação.


© 2016 Sónia Correia, 7800 Beja
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora